Páginas

13 de janeiro de 2013

NA DESPEDIDA DE PEDRINHO, VASCO VENCE O AJAX EM SÃO JANUÁRIO: 1 X 0

A festa era de Pedrinho, e o Vasco, o anfitrião, tratou de não manchá-la. Com seu novo time, reformulado por conta da crise financeira, superou o Ajax por 1 a 0, gol de Wendel no primeiro tempo e começou com pé direito a temporada 2013. A despedida do ídolo da torcida, no entanto, fez valer ainda mais o ingresso.

Sem as pompas do retorno de Juninho ou da despedida de Edmundo, que recentemente aproveitaram a noite para trabalhar com jogo de luzes, a festa foi discreta, mas não deixou de emocionar Pedrinho, que teve a companhia de ex-companheiros e campo e foi presenteado com um placa. Ansioso para a bola rolar, o ex-meia logo começou a se aquecer e ouviu orientações dos jogadores enquanto a torcida se dividia entre ovação a ele e hostilidade ao presidente Roberto Dinamite, que foi ao campo e ouviu cobranças sobre a saída de Felipe, melhor amigo do homenageado, que rescindiu o contrato após ser afastado do elenco, na semana passada.

Se a estrutura estava pronta, o gramado do palco é que deixou a desejar. Não houve tempo suficiente para que as falhas fossem sanadas, depois de um replantio feito em dezembro, e quilos areia foram despejados para cobrir os buracos, o que deixou o aspecto feio. Mas para quem sabe, o terreno é o menor dos problemas. Aproveitando o ritmo cauteloso de lado a lado, Pedrinho tentou toques de efeito e distribuiu bons passes, organizando o Vasco como se estivesse entrosado.

O JOGO

A partida foi equilibrada ao longo da primeira etapa. Raras oportunidades claras, muitos passes de lado e vários lançamentos errados. Aos dez minutos, Elsinho recebeu de Carlos Alberto, tentou o drible e caiu na área, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique ignorou. Aos poucos, o Cruz-maltino apertou a saída do adversário e passou a ser mais presente no ataque. Como prêmio, abriu o placar. Bernardo bateu falta, e Wendel desviou de cabeça, aos 15..

O calor não era tão intenso, mas o Ajax pediu que houvesse uma pausa para hidratação aos 25. Logo depois da volta, o panorama pouco mudou. Querendo jogo, Bernardo arriscou pelo menos mais três chutes. Em dois deles, isolou e, em outro, o goleiro Vermeer espalmou e a bola carimbou na trave. De um modo geral, o Vasco mostrava organização, empenho e mereceu o resultado parcial. Os aplausos comprovaram o sopro de esperança em meio à grave crise.

O intervalo serviu para que Pedrinho prosseguisse em seus acenos à torcida, mas, em boa forma, ele decidiu quebrar o protocolo e permaneceu mais 16 minutos. E ainda voltaria no fim, para ouvir o apito final pela última vez. Só então Gaúcho começou a mexer. Foram, ao todo, oito substituições, incluindo o goleiro Michel Alves. Só quem ficou no banco foi o volante Fellipe Bastos, que será negociado com o Internacional nos próximos dias e acabou preservado.

Antes, entretanto, houve espaço para que Thiaguinho tivesse um gol anulado, após Elsinho chutar na trave ao se aproveitar de passe açucarado de Pedrinho. A resposta foi rápida: De Jong levou a melhor sobre a zaga vascaína e parou em Alessandro, que praticou grande defesa. O Ajax ainda perdeu mais um gol, de forma incrível. Nos minutos seguintes, pouca ação. 

VÍDEO


FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 AJAX-HOL

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 13/1/2013 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)
Renda/Público: R$ 181.390,00 / 5.247 pagantes

Gols: Wendel, aos 16'/1ºT (1-0)

VASCO: Alessandro (Michel Alves, aos 27/2ºT); Elsinho, Dedé (André Ribeiro, aos 27/2ºT), Douglas e Wendel (Dieyson, aos 14'/2ºT); Abuda (Pedrinho, aos 44'/2ºT), Jhon Cley (Guilherme, aos 27/2ºT), Carlos Alberto (Dakson, aos 23'/2ºT) e Pedrinho [cap] (Fillipe Soutto, aos 15'/2ºT); Bernardo (Romário, aos 23'/2ºT) e Thiaguinho (Marlone, aos 15'/2ºT). Técnico: Gaúcho

AJAX: Vermeer (Cillessen, no intervalo); Van Rhijn (Ligeon, aos 20'/2ºT), Moisander (Dijks, aos 20'/2ºT), Veltman e Blind (Denswil, aos 20'/2ºT); Christian Poulsen (Andersen, aos 20'/2ºT), Schone, Eriksen (Enoh, aos 20'/2ºT) e Sana (Lukoki, aos 20'/2ºT); Siem de Jong (Hoesen, aos 20'/2ºT) e Boerrigter (Babel, no intervalo) (Sigthórsson, aos 33'/2ºT). Técnico: Frank de Boer

Observações: Pedrinho se despediu do futebol nesta partida. Estrearam no time profissional do Vasco: Elsinho, Thiaguinho, Fillipe Soutto, André Ribeiro, Guilherme Costa e Michel Alves. Após a saída de Pedrinho, Carlos Alberto assumiu a braçadeira de capitão. Ao sair, Carlos Alberto passou a braçadeira para Dedé. Pedrinho retornou a campo no fim do jogo, mesmo após ter sido substituído.

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), Lancenet (ficha), Site oficial do Ajax (ficha), NETVASCO (ficha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário